Qual o estado do seu sistema?
Numa escala de 0 a 10, como avaliaria o estado actual do seu sistema de gestão? Seja da Qualidade (ISO 9001), Segurança Alimentar (ISO 22000 e referenciais GFSI), Ambiente (ISO 14001), Saúde e Segurança no Trabalho (ISO 45001), e/ou outros. E qual seria o estado desejado, por exemplo para daqui a um ano?
A melhoria dos sistemas organizacionais consegue-se através de um trabalho contínuo de integração do sistema nas actividades do dia-a-dia, tornando-se um sistema vivo que gera comportamento alinhados com os valores que moldam a cultura da organizacional (valores relativos à dimensão Processos / Sistemas).
Esta é uma ferramenta que aplico nos meus projectos de consultoria em sistemas de gestão, nomeadamente na revisão pela gestão. De uma forma muito pragmática avalia-se o estado do sistema de gestão, identificam-se fragilidades e traçam-se caminhos.
A avaliação deve integrar várias perspectivas e no mínimo a do líder do sistema, a dos restantes elementos da equipa mais operacional (e envolvida no sistema) e a da gestão de topo. Adicionalmente poderá se envolver neste processo de avaliação, outros grupos/ partes interessadas, por exemplo auditores externos que assegurem as auditorias internas.
Solicitar às pessoas definidas no ponto 2, a avaliação do estado actual do sistema, pontuando cada um dos parâmetros pré-estabelecidos, utilizando a escala de 0 a 10, em que 0 – nada satisfeito e 10 – totalmente satisfeito. Poderá dinamizar esta avaliação pela partilha de um ficheiro na intranet, servidor, pelo google docs, ou outra forma, sempre como for mais simples para a organização e enquadrado à sua realidade.
Desenho do gráfico radar tendo como dados as médias das pontuações obtidas na avaliação. Cabe à gestão de topo (órgão máximo executivo) em conjunto com o líder da equipa homologar os resultados e eventualmente realizar algum ajuste.
Face aos resultados obtidos e com um horizonte de um ano, definir qual a pontuação desejada para cada parâmetro. Esta avaliação deve ser assegurada pela gestão de topo (órgão máximo executivo). Completar o gráfico com os dados do estado desejado.
Desenho do plano de acções com vista à consecução das metas estabelecidas para cada parâmetro, envolvendo toda a equipa e gestão de topo. Esta participação pode ser dinamizada, através de consulta directa dos envolvidos, reuniões, partilha de ficheiro, e/ ou outras formas ajustadas à realidade da organização.
Abraço e até breve
Teresa Pinho | Consultora e Coach | mindwave.pt